SD-Wan: Gestão e Monitoramento de Redes com Tecnologia Wan

SD-Wan para gestão de redes é necessário? Não, é crucial!

Uma boa gestão e monitoramento de redes com tecnologia Wan, garante o funcionamento das conexões de uma empresa com estabilidade na internet, segurança no armazenamento de dados confidenciais e maior produtividade nas ações de TI.

 

Possivelmente você já deve ter ouvido falar, achou alguns resultados mas não teve as respostas certas para sua dúvida.

 

Então, o foco aqui é mostrar a importância dessa solução em ações de gerenciamento, monitoramento, vantagens e resultados de alta performance para aplicar no seu negócio. Entenda melhor.

 

O Funcionamento do SD-Wan

A tecnologia  SD-Wan é um serviço para melhorar e otimizar as redes de internet de uma empresa ou de grandes corporações com filiais espalhadas pelo país.

 

É que esse tipo de aplicação funciona diretamente do acesso à nuvem que torna tudo mais simplificado, pois conecta as filiais das empresas por meio de um software.

 

Através dele, o uso inteligente das conexões de dados, garante a qualidade de conectividade independente do tipo de acesso IP.

 

E não é preciso trocar toda a rede de acesso, seja ela MPLS, Banda Larga, 4G ou 3G.

 

Geralmente, com a quantidade de acessos dos usuários, a rede tende a ficar lenta.

 

Esse congestionamento afeta completamente o desempenho e progresso das atividades do negócio.

 

E mais uma vez, o SD-Wan atua nesse problema buscando pontos de acessos de dados livres para deixar a rede mais rápida por meio de um tráfego inteligente.

 

Por isso, indicamos esse tipo de solução para ajudar com agilidade na transmissão de dados de uma unidade para outra independente da área física.

 

Visibilidade com a gestão e monitoramento de redes

Agora que você sabe de maneira sintetizada como se dá o desempenho do SD-Wan, pode estar se perguntando como seria o monitoramento das suas empresas que possuem relatórios individuais e estão espalhadas em diferentes lugares.

 

Lembra que mencionamos anteriormente que o SD-Wan é um software baseado na nuvem?

 

É por meio de um aplicativo corporativo em cloud ou na nuvem, como popularmente é conhecido, que o acesso à coletividade das conexões acontece.

 

Monitorar dezenas ou mais locais de filiais diferentes exige muita complexidade e configurações para garantir a segurança da rede e a visibilidade.

 

Como o acesso pela nuvem simplifica o direcionamento do tráfego da rede por meio do data center para as unidades em localidades distantes sem interferir no desempenho, isso elimina completamente um dos maiores desafios para os profissionais de TI: a complexidade do monitoramento entre as unidades.

 

Ao invés das ações de TI serem usadas em soluções de configuração e políticas para garantir a segurança e a comunicação da rede entre uma empresa e outra, o gerenciamento pode ser habilitado em questão de segundos.

 

As ferramentas de monitoramento de rede podem ser usadas para agrupar dados da WAN com dados do restante da rede para conceder uma visão mais abrangente da empresa, tornando menos descomplicado encontrar e resolver problemas com rapidez.

 

Além disso, os provedores de serviço podem usar APIs para se integrar com seus sistemas de faturamento para monitorar as redes e o uso do cliente enquanto desenvolvem mudanças em um grande número de nós (pontos de conexão).

 

“Enquanto a conectividade WAN entre a filial e o datacenter costumava ser suficiente, hoje as empresas estão procurando resolver uma gama completa de pontos problemáticos de rede, segurança e gerenciamento na borda da rede”, diz Brandon Butler, analista de pesquisa senior de uma empresa consagrada no mercado exterior Enterprise Networks, IDC.

 

Infraestrutura de rede com estabilidade de conexão: INVISTA!

Se sua empresa não tem uma boa qualidade na expansão de rede com Link Dedicado, já pensou se houvesse indisponibilidade da internet para executar os serviços? Seria bem desagradável.

 

Certamente provocaria um transtorno para os colaboradores no meio do trabalho.

 

Entenda, existe um dinamismo incrível no gerenciamento de conexões WAN híbridas.

 

Ele é capaz de garantir uma alta escalabilidade e mais qualidade na rede com uma performance satisfatória no direcionamento de pontos de acesso para obter a estabilidade máxima.

 

Automaticamente a mensagem virtualizada, será convertida para outro ponto de acesso livre.

 

O que torna a experiência do usuário ainda mais otimizada. 

 

Ou seja, existe um balanceamento que gerencia o congestionamento da rede encontrando o caminho mais seguro e rápido para que as informações sejam transmitidas.

 

Não importa o número de filiais e nem os limites geográficos.

 

A conectividade não é afetada por conta disso.

 

Esse é um dos motivos que os investimentos em infraestrutura de rede se tornam cada vez mais procurados por uma variedade de fatores.

 

Primeiramente, as WANs empresariais comuns não estão mais atendendo às exigências dos negócios modernos de hoje, principalmente no que se diz respeito ao suporte e uso de nuvem híbrida.

 

Em segundo lugar, o mercado tem se tornado muito competitivo a cada nova transformação tecnológica e criações de serviços com mais velocidade.

 

Tudo é instantâneo!

 

Se seu negócio não acompanha o ritmo acaba perdendo pontos nessa corrida tecnológica.

 

Pensar também na proteção segura de dados confidenciais, é estar um passo à frente dos hackers de plantão e de possíveis incidentes.

 

Esse é outra razão para explicar o crescimento em larga escala de investimentos em infraestrutura de rede.

 

As camadas de segurança na rede por SD-Wan impedem ataques cibernéticos da apropriação de dados para cometer sequestro de informações.

 

Então, seus arquivos e dados sigilosos estarão mais seguros através dessa solução inteligente.

 

Agora vamos pensar juntos: é mais seguro armazenar na nuvem que te permite ter acesso com mais mobilidade ou em um ambiente físico sujeito a situações de risco?

 

A indagação vale a pena refletir e te leva a conhecer mais sobre todos os benefícios que o SD-Wan oferece.

 

Multifuncionalidades com gestão e monitoramento de redes

Além do SD-Wan atuar na gestão e monitoramento de redes, ele possui outras características que modificam consideravelmente a rede do campus empresarial.

 

Atende às necessidades dos negócios modernos de hoje por um ótimo custo-benefício

 

1- Redução de Custos

Tudo é orquestrado por meio da nuvem. Com uma solução completa, automaticamente é eliminado gastos com implementações para fornecimento de hardware.

 

2- Mobilidade

O SD-Wan disponibiliza de múltiplos acessos, sejam eles fixos ou móveis. Com dados dedicados ou compartilhados. A experiência é satisfatória para ambos os casos.

 

3- Acesso Seguro

Pode ser programável para ter acesso único e restrito, padronizando ainda mais a gestão de redes em nível empresarial.

 

Os fornecedores de rede corporativa estão desenvolvendo seus recursos para integrações de vários domínios entre SD-WAN e o campus corporativo e, à medida que o fazem, as empresas veem muitos benefícios.

 

Se manter atualizado, conectado, protegido e com mais velocidade de rendimento nos resultados de gestão e monitoramento com SD-Wan, é objetivar o avanço tecnológico em todas as áreas do seu negócio.

 

Nós da Tellegroup estamos à disposição para soluções de dúvidas e de ouros questionamentos sobre esse assunto.

 

Consulte nossos serviços e descubra mais sobre o SD-Wan.

Jessica Tainan

Jessica Tainan

Redatora e criadora de conteúdo digital da Tellegroup.

Fale conosco:

0800 297 7000

Seja tellegroup e tenha soluções avançadas e inovadoras.