5G e SD-WAN: entenda os seus benefícios e impactos

SD-WAN e 5G: saiba tudo sobre o que são essas tecnologias, seus benefícios e o impacto que elas geram dentro da sua empresa e no mercado.

O mercado está começando a compreender melhor sobre as tecnologias de 5G e SD-WAN. Por isso, vamos mostrar a você os benefícios e os impactos que essas duas tecnologias tem perante o mercado.

Nesse conteúdo, vamos falar mais sobre esses recursos para que você consiga entender a sua importância, benefícios e impactos nas empresas e no mercado.

O que é SD-WAN?

SD-WAN (Software Defined Wide Area Network) é um tipo de tecnologia que permite que os usuários criem, gerenciem e otimizem suas redes usando o software. A tecnologia SD-WAN permite que os usuários criem redes de área ampla usando uma variedade de conexões de banda larga, como cabo, DSL, fibra óptica e satélite. Ao contrário das redes WAN tradicionais, que são gerenciadas manualmente, as redes SD-WAN são gerenciadas por meio de software, isso significa que os usuários podem configurar, monitorar e otimizar suas redes de área usando um painel de controle de software. Isso permite que os usuários ajustem as configurações de sua rede de acordo com as necessidades de seus negócios, o que pode ajudar a melhorar a eficiência e a segurança.

Como a tecnologia 5G se relaciona com SD-WAN?

A tecnologia 5G e o SD-WAN são duas tecnologias que estão se tornando cada vez mais populares e de grande importância para as empresas. A tecnologia 5G é a próxima geração de redes móveis de alta velocidade, que promete velocidades de download de até 10 Gbps. O SD-WAN é uma tecnologia de software que permite que as empresas criem redes privadas virtuais (VPNs) sobre a Internet, permitindo que os usuários acessem aplicativos e serviços de qualquer lugar.

A tecnologia 5G e o SD-WAN são complementares, pois a tecnologia 5G fornece a largura de banda necessária para que o SD-WAN funcione. A tecnologia 5G oferece velocidades de download muito mais rápidas do que as oferecidas pelas redes móveis 3G e 4G, o que significa que os usuários podem acessar aplicativos e serviços mais rapidamente. Além disso, a tecnologia 5G oferece que mais usuários possam acessar aplicativos e serviços ao mesmo tempo.

Impactos do SD-WAN e 5G no mercado

Todas as tecnologias conseguem trazer impactos para o mercado e com SD-WAN e 5G não seria diferente. Por conta disso, separamos os principais impactos que o mercado pode sentir com esses recurso:

►Maior velocidade e capacidade de largura de banda

A combinação da tecnologia 5G e do SD-WAN oferece aos usuários velocidades de download muito mais rápidas do que as oferecidas pelas redes móveis 3G e 4G. Além disso, a tecnologia 5G oferece maior capacidade de largura de banda, o que significa que mais usuários podem acessar aplicativos e serviços ao mesmo tempo. Esta combinação de tecnologias permite que as empresas aproveitem ao máximo a tecnologia 5G e ofereçam aos seus usuários uma experiência de uso mais rápida, segura e confiável.

►Segurança contra fraudes

A referência cruzada de dados e o processamento rápido ajudam a detectar comportamentos suspeitos e conduzir análises de risco e transações mais aprofundadas.  Essas informações podem ser compartilhadas entre diferentes fontes, facilitando a detecção rápida de atividades suspeitas.  Isso permite que as operações sejam bem mais protegidas contra atividades maliciosas. Melhorias imediatas na infra-estrutura de processamento de cartão de crédito são necessárias para oferecer suporte a serviços de comunicação de campo próximo, ou NFC.  Isso permitiria o fácil acesso do público a sistemas seguros.

►Rapidez nos procedimentos

A análise automática dos processos de autenticação já realizados em diversos estabelecimentos ao fazer compras irá melhorar ainda mais o funcionamento da máquina de cartões por conta dessa nova tecnologia do 5G e SD-WAN unidas. Essa diminuição do tempo entre a confirmação da operação e o fechamento do pagamento vai se tornar uma realidade, sendo assim o tempo gasto nesse momento será cada vez menor para agilizar os procedimentos entre cliente, vendedor e dono. Essa questão pode parecer bastante simples, mas que faz total diferença para que a sua empresa possa conseguir uma boa reputação e notoriedade no mercado com os clientes. A junção dos recursos do 5G e SD-WAN pode oferecer esses pontos para que a empresa consiga se destacar em relação aos seus concorrentes em diversos quesitos.

Desafios da implementação de SD-WAN e 5G

Implementar novas tecnologias em empresas e dentro do mercado é uma tarefa que pode ser difícil, contudo, sabemos mais sobre esses desafios pode trazer uma compreensão e facilidade para essa jornada. Desse modo, confira as dificuldades da implementação de SD-WAN e 5G:

►Custos

A implementação da tecnologia 5G e do SD-WAN pode ser cara para as empresas. Pois, a tecnologia 5G exige que as empresas invistam em novos equipamentos, como antenas e roteadores, para aproveitar ao máximo a tecnologia 5G. As empresas também precisam investir em serviços de SD-WAN para criar redes privadas virtuais (VPNs) sobre a Internet. Estes custos podem ser um desafio para as empresas, pois elas precisam investir em novos equipamentos e serviços para aproveitar ao máximo a tecnologia 5G e o SD-WAN.

►Complexidade

A implementação da tecnologia 5G e do SD-WAN também pode ser complexa para as empresas. A tecnologia 5G exige que as empresas configurem e gerenciem os equipamentos e serviços necessários para aproveitar ao máximo a tecnologia 5G. Além disso, as empresas também precisam configurar e gerenciar os serviços de SD-WAN para criar redes privadas virtuais (VPNs) sobre a Internet. Esta complexidade pode ser um desafio para as empresas, pois elas precisam configurar e gerenciar os equipamentos e serviços necessários para aproveitar ao máximo a tecnologia 5G e o SD-WAN.

►Integração de aplicativo

A integração de aplicativos é outro desafio importante para a implementação de SD-WAN e 5G. Nenhuma empresa quer que os seus usuários sofram com problemas de conexão entre os seus aplicativos. Por conta disso, essa se torna uma tarefa especial e difícil que deve ser feita pelas empresas. 

Os administradores de rede precisam garantir que o funcionamento entre 5G e SD-WAN para que os aplicativos sejam integrados de forma eficiente para que os usuários acessem os serviços de forma segura. Além disso, eles devem certificar-se de que os aplicativos sejam compatíveis com os dispositivos de rede, atualizados regularmente e otimizados para que se tenha todos os serviços sendo utilizados de forma correta sem que se tenha problemas.

Agora, se você está buscando melhorar a tecnologia da sua empresa ou quer que ela esteja segura do ataque de hackers, o Tellegroup é o melhor lugar para você. Acesse o site e confira os detalhes dos nossos serviços.

Tellegroup ® Todos os direitos reservados.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?