firewall

Conheça todos os tipos de firewall e veja qual é o melhor para você

É importante saber qual o melhor tipo de firewall para as suas necessidades.

De acordo com dados de um Relatório de Segurança da empresa Risk Based, em 2020, mais de 27 bilhões de dados foram expostos, número este que quadruplicou em relação ao ano anterior. Por essa razão, vemos que é muito importante investir na proteção da nossa rede de computadores, para não cair em golpes e ter prejuízos depois. Uma das opções para poder garantir essa segurança é a partir dos diferentes tipos de firewall.

O conceito é antigo, mas ainda é amplamente utilizado no ramo da tecnologia e na proteção de redes corporativas. O firewall se mostrou como uma das ferramentas mais eficazes para o seu propósito, e, por isso, vem sendo usada com peso desde sua criação.

Mais ainda, o firewall resgata aspectos do começo da utilização em larga escala da internet. Nesse momento, as empresas tinham de lidar com invasões de seus domínios de redes, em um ambiente de hiper-conectividade global. Desse modo, se tornou quase “obrigatório” haver algum meio para dar conta de solucionar esses problemas de tráfego de rede, impedindo problemas e invasões tão frequentes. Esse ficou sendo, então, o papel do firewall.

E você sabe quais são os tipos de firewall? A resposta para essa e outras perguntas você encontra logo abaixo! Não deixe de conferir abaixo o conteúdo que o Tellegroup trouxe para solucionar suas dúvidas. Saiba o que é o firewall, seus tipos e muito mais! Siga em frente com a leitura para aprender!

O que é um firewall?

Em linhas gerais, firewall é uma medida de solução de segurança online. Ele opera por meio da análise do tráfego de rede, emitindo um parecer sobre quais processos podem ser realizados com os dados, sejam eles de transmissão ou recepção.

O firewall é nada mais nada menos do que uma “barreira” para defender o seu tráfego de dados, sendo capaz de liberar acessos permitidos ou bloquear acessos indesejados ao tráfego.

É uma solução genial que impede ações mal intencionadas, já que consegue prever e combater elas antes mesmo de acontecerem.

Origem do termo firewall

A palavra firewall foi utilizada pela primeira vez por Steven Bellovin, atual professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Columbia.

No início, o termo se referia ao processo de filtragem segura de tráfego de rede indesejado, independentemente de ser tráfego que entra ou sai da conexão de internet para a internet ampla.

As “portas corta-fogo“ faziam esse mesmo trabalho, de liberar acesso permitido às pessoas mas impedir o acesso do fogo. Ela foi a inspiração para o nome do firewall em inglês.

Desde essa época, o uso da palavra se tornou extremamente comum, mas, não existe somente um tipo de firewall: são vários, com diversas funcionalidades e formas de uso.

 

Quais são os tipos de Firewall?

Apresentaremos para você os cinco principais tipos de firewall que existem, lembrando que é possível, sim, combinar vários tipos entre si para ampliar a proteção do seu sistema. Confira:

►Packet Filtering Firewall

O packet filtering firewall, ou “Firewall de filtragem de Pacotes” pode resolver o seu problema se você procura algo simples, mas que forneça bom nível de segurança, sendo essa é uma das melhores opções para este caso.

O desenvolvedor cria uma lista de regras para o firewall analisar, e, de acordo com ela, o firewall opera liberando ou negando o fluxo de dados. São de dois tipos:

  • Estático: no qual os dados são analisados conforme as regras estabelecidas, sem depender da ligação entre cada pacote.
  • Dinâmico: corrige as limitações do tipo estático, ao trazer como novidade a criação de regras que se adaptam ao cenário, fazendo com que os pacotes trafeguem somente quando necessário e no tempo determinado.

 

►Proxy Services – firewall de aplicação

Opera intermediando o fluxo de dados de rede interna e outra rede, não permitindo a comunicação direta entre esses dados, sejam eles de origem ou de destino.

Costumam ser instalados em servidores que dão conta do grande número de solicitações de tráfego.

Além disso, é capaz de registrar o tráfego de dados em um arquivo, armazenar conteúdos em cachê, entre outras funcionalidades.

Contudo, não é fácil implementação, já que existe grande quantidade de dados circulando pela internet, o que exige bons equipamentos para a execução do serviço.

►Stateful Inspection Firewall (Firewall de Inspeção de Estados)

É uma forma de evolução dos filtros dinâmicos vistos anteriormente. São responsáveis por fazer uma comparação entre o que está acontecendo e as previsões do que ainda pode ocorrer.

O firewall com inspeção de estados analisa o tráfego de dados conforme o que suas regras determinam como aceitável, mantendo a comunicação e informações seguras por meio do bloqueio a eventuais processos não reconhecidos pelo programa.

►Gateway de nível de circuito

Também chamado de Circuit-level gateway, este tipo de firewall monitora handshakes TCP e outras mensagens de inicialização de sessão de protocolo de rede e confirmam se a sessão iniciada é legítima, de confiança. 

O Gateway de nível de circuito é considerado como relativamente rápido na função de identificar conteúdo malicioso, porém o lado ruim é que este tipo de firewall precisa ser utilizado junto a outros sistemas de proteção para bloquear o vazamento de dados de dispositivos, além de não monitorar camadas de aplicativos, e precisar ser atualizado constantemente. 

Apesar disso, ele é fácil de utilizar, possui baixo custo e processa apenas transações solicitadas, rejeitando qualquer outro tipo de tráfego. 

►Next-generation firewall

Podendo ser resumido na sigla “NGFW”, o Firewall de próxima geração utiliza a inspeção de pacote juntamente à inspeção de estado, inspeção profunda de pacote, sistemas como IDS/IPS, filtragem de malware e antivírus. Ele identifica se uma carga útil de pacote forma uma resposta legítima em HTML quando montada com outros pacotes em uma resposta de servidor HTTP.

Através da combinação destes componentes, este tipo de firewall é capaz de fornecer um nível ideal de filtragem, rastreia o tráfego da camada 2 para a camada de aplicativo de maneira a conseguir resultados mais claros que outros métodos, e pode ser utilizado para fornecer o contexto atual. 

Um ponto negativo do NGFW é que ele pode ser mais caro do que outros tipos de firewall.

Como escolher o melhor Firewall?

Bom, tendo em vista tudo o que trouxemos para você até aqui, ficou claro que o firewall é uma importante peça da cibersegurança, em especial para grandes empresas e empreendedores que utilizam o mercado digital como ambiente de trabalho.

Para escolher o melhor tipo, que vai ser adequado às suas necessidades, é preciso cautela e planejamento com a equipe para definir suas prioridades e preocupações, considerando que todos os tipos apresentam vantagens e desvantagens.

Viu só como há vários tipos de firewall? Como eles são essenciais para a segurança digital dos dados, esperamos que depois do nosso texto, você tenha aprendido mais sobre essa parte do universo digital e saiba como escolher o melhor para você. Continue acompanhando o Tellegroup para mais conteúdos importantes sobre cibersegurança!

Tellegroup ® Todos os direitos reservados.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?