Fique alerta! 6 ataques virtuais mais comuns entre criminosos cibernéticos

O Brasil é um dos países alvo na mira dos ataques virtuais desde 2019 devido ao aumento do uso da internet e da tecnologia na rotina dos brasileiros. E essa é uma realidade que alcança vítimas de todos os segmentos, algumas mais do que outras, dependendo do interesse dos cibercriminosos.

Disseminação de vírus, golpes bancários, instalação de softwares maliciosos e outros crimes realizados na internet são as armas de ataques digitais que criminosos passaram a explorar a partir de brechas encontradas na rede.

Isso acontece quando crackers identificam falhas de segurança digital e encontram ali, a oportunidade perfeita para realizar o ataque.

Diante desse cenário, é fundamental a adoção de medidas de segurança para proteção do ambiente digital do seu negócio. Por isso, destacamos 6 ataques virtuais mais comuns da atualidade para olhar atentamente e identificar a necessidade que seu negócio precisa para impedir a entrada de invasores.

Phishing

Tem sido um dos ataques virtuais mais utilizados no Brasil. Esse tipo de ataque ocorre através de envio de mensagens instantâneas, envio de e-mails e links falsos, com o intuito de acessar os dados pessoais como contas bancárias, por exemplo.

O Hacker altera o URL (link do site) para que o usuário não perceba o disfarce e forneça os dados de forma fácil. Outra estratégia utilizada, é se passar por uma instituição financeira ou algum representante bancário para fisgar a vítima através do fornecimento das informações.

Spoofing

É semelhante ao ataque phishing por está relacionado a falsificação e fraude de endereços de IP, e-mails e DNS, mas sua técnica de ataque é diferente.

O Spoofing rouba o ID do usuário e age como se fosse outra pessoa. Assim, fica mais fácil executar suas ações criminosas de phishing, malware e atividades fraudulentas utilizando a legitimidade da identidade do usuário.

DDoS (Distributed Denial of Service)

O ataque virtual DDoS ou negação de serviço distribuído, não requer recompensa financeira e é direcionado para uma rede mais robusta de computadores corporativos que pode apresentar vulnerabilidades em sua performance e segurança. 

Nesse tipo de ataque virtual, uma máquina mestre distribui uma sobrecarga de pacote de dados para as outras máquinas com determinado número de IP. Dessa forma, o servidor não consegue atender as demandas dos equipamentos, gerando um queda ou indisponibilidade do serviço.

Parece inofensivo? Mas visa obter vantagem competitiva de mercado, afetar o sistema de internet em alvos mais fortes e causar danos financeiros na concorrência.

Malwares

Trata-se de um software malicioso que explora as principais vulnerabilidades de determinada rede. Quando infiltra na memória do sistema operacional do computador se mantém ativo, inspecionando toda atividade da máquina sem ser detectado pelas ferramentas de segurança.

O Malware só consegue invadir a rede quando há falha na infraestrutura das bordas de segurança. Ou seja, ele pode ser instalado através de cliques em links ou anexos de e-mails falsos.

Fique atento! Ele é capaz de causar um estrago grande na empresa alvo. Através desse ataque, hackers conseguem desembolsar quantias financeiras milionárias.

Ransomware

É um tipo de ataque externo que sequestra dados confidenciais por meio de criptografia e exige o resgate em bitcoin, o que torna uma ameaça ainda mais sofisticada e hostil.

Os setores mais afetados nesse ataque virtual, quando não há infraestrutura eficaz são:

  1. Indústria
  2. Varejo
  3. Tecnologia
  4. Engenharia
  5. Manufatura
  6. Instituições Financeiras

Esse tipo de ataque cibernético tem crescido muito no Brasil em virtude da adoção do método home office como opção de continuidade das atividades empresariais, mas não possuem ferramentas que protejam e bloqueiem esse tipo de invasão.

Trojan

O mais antigo e não menos importante dessa lista. Diferente de alguns vírus, o Trojan só funciona quando o usuário ativa o programa. 

O Trojan ou mais conhecido como Cavalo de Tróia se encontra em download de um programa supostamente seguro, mas com configurações maliciosas. 

Também podem se infiltrar em smartphones e tablets, através de algum tipo de malware móvel instalado em redes públicas de wi-fi para dar início aos ataques.

É muito difícil deter esse tipo de arma virtual após sua instalação. Ele consegue esconder facilmente no sistema, vasculhar todas as informações sem ser notado pelos softwares de monitoramento e enganar defesas como alguns tipos de firewall

Como se proteger desses ataques virtuais?

Depois de ver todas essas ameaças você entender o tamanho do buraco que um simples clique te  leva, né?

Não basta somente alertar a equipe de funcionários sobre a necessidade e a importância de medidas de segurança da informação no ambiente de trabalho, seja ele home office ou não.

A implementação deve se estender desde a borda, protegendo as possíveis portas de entradas, como equipamentos dos usuários até a conexão da matriz, onde estão concentrados todos os dados e informações restritas.

Isso só funciona com adoção de serviços de segurança e ferramentas desenvolvidas para realizar o monitoramento do perímetro da rede, identificar falhas no serviço e bloquear ameaças avançadas de forma eficaz.

Quer conhecer as soluções de security service necessárias para mitigar ataques cibernéticos? Recomendamos acessar a página principal do nosso site e descobrir qual o serviço adequado para sanar o problema atual da sua empresa.

Jessica Tainan

Jessica Tainan

Redatora e criadora de conteúdo digital da Tellegroup.

Fale conosco:

0800 297 7000

Seja tellegroup e tenha soluções avançadas e inovadoras.

 ® Tellegroup Software e Dados LTDA – CNPJ: 22.887.141/0001-00
Rua Eugênio de Medeiros 242, 3° andar, São Paulo – SP, Brasil, CEP: 05425-900
www.tellegroup.com – Tellegroup ® Todos os direitos reservados.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?