Firewall e VPNs: A sua rede corporativa está segura?

Ter um Firewall e uma VPN instalado no seu sistema operacional, não significa que sua rede corporativa esteja segura. Seus dados podem estar expostos a invasão caso estejam com falha na configuração. Se a segurança operacional do seu software tem sido um desafio para o departamento de TI na busca por soluções para impedir que as informações do seu negócio caiam em mãos erradas. Então artigo mostrará a importância de priorizar um gerenciamento seguro e eficaz.

Vamos te guiar nesse conteúdo com:

  • As principais causas de crimes virtuais com alto índice de ataques virtuais a redes corporativas serem tão frequentes no Brasil
  • Apontar os desafios que impedem ter uma rede corporativa segura em comum entre profissionais de Tecnologia da Informação contra crimes virtuais
  • Quais as necessidades de possuir um serviço de segurança completa que cumpra todas as exigências de proteção 
  • E como deixar sua rede corporativa segura.

Causas de crimes virtuais

Se dar tão somente por pessoas mal intencionadas, com o objetivo de lucrar dinheiro em cima do prejuízo alheio

As vezes, pessoas dentro da própria firma com acesso livre a dados financeiros, administrativos ou de clientes contratam pessoas especializadas nesse tipo de exploração financeira para obter a recompensa.

Isso acontece quando a rede da sua empresa não conta com a ajuda de soluções tecnológicas que mantenham a integridade dos dados fora do alcance de roubos.

Sem implementação de um Firewall, VPN ou Serviço de SD-Wan, entre outras ferramentas fundamentais que gerenciam a coletividade das conexões e bloqueiam ações estranhas ao mesmo tempo, muito provavelmente sua empresa seja vítima de crimes virtuais.

Veja os desafios que impedem ter uma rede corporativa segura 

O Brasil é um dos países que mais sofrem ataques de Ransomwares – sequestro de dados por meio da criptografia, e Malwares – roubam informações financeiras,  no mundo inteiro.

Esse tipo de violação sequestra os dados confidenciais e pede dinheiro em troca do resgate. Isso acontece quando a rede da empresa não possui uma solução de monitoramento confiável e acabam sofrendo perdas milionárias.

Para se ter uma ideia da dimensão dos impactos causados por crimes virtuais, são gastos USD 3,86 milhões para um custo médio em violação de dados. 

Por isso é essencial alinhar estratégias de segurança com o seu negócio viabilizando medidas protetivas baseadas em tecnologias que exerçam essa responsabilidade de defesa.

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), em vigor desde o ano de 2018, protege os direitos de liberdade e privacidade do titular dos dados que garante a recuperação mediante a identificação de roubo comprovado que afetam seus interesses corporativos.  

Mas, ainda assim é um desafio quando não há identificação do controlador. O que leva o dono da empresa e os profissionais de gestão de segurança da informação a buscarem formas de prevenção.

Os custos sempre pesam para investimento em ações para segurança cibernética. Mas, diante de um cenário tão complexo, que é o universo digital, é melhor adotar tecnologias para prevenir e solucionar ataques externos do que sofrer consequências pela falta de prioridade nesse setor.

Entenda as necessidades de possuir um serviço de segurança completa

Sabe aquele ditado clássico: ‘É melhor prevenir do que remediar’’? É exatamente sobre o que mencionamos ao final do tópico anterior. 

Para que você não sofra danos irreparáveis e gastos por resgates de dados, é melhor aderir camadas de segurança que mantenham o processamento e armazenamento de dados confidenciais em total proteção.

Mais abaixo, te indicaremos algumas opções de serviços capazes de realizar a função de manter sua empresa sã e salva.

Cerca de 95% das empresas possuem os serviços de redes virtualizadas, isso quer dizer que existe uma tendência para a transformação digital se tornar efetiva em sua esfera total.

Com isso a automação do sistema requer uma atenção dobrada.

A rede da sua empresa precisa de atuação capaz de controlar a navegação na web, identificando intrusos, gatilhos suspeitos e um sistema que ofereça mais produtividade para sua equipe sem tanta complexidade.

Gerenciar atividades simultâneas se torna algo grande diante dispositivos e filiais remotas, filtros de acessos em sites, rede de conexões distribuídas para diferentes usuários e ainda assim manter o padrão de qualidade exigido.

Como como deixar sua rede corporativa segura?

Sabemos que sua empresa precisa de estrutura para enfrentar desafios em diversos setores, incluindo aqueles que ameaçam as camadas de segurança da rede de conexões. Para isso, é necessário um sistema operacional capaz de assegurar a segurança em cada aplicação no fluxo de tráfego de dados

Não queremos que se prejudique pela falta de recursos tecnológicos verdadeiramente fortes e confiáveis. Por isso listamos três tipos de soluções inteligentes capazes de oferecer ferramentas funcionais na gestão, monitoramento, e segurança dos dados armazenados na rede corporativa que seu negócio precisa para evitar problemas maiores com violações de dados.

Solução de monitoramento com Firewall

Seu desempenho é igual a uma grande muralha que atua bloqueando a ultrapassagem de invasores externos na rede de dados. Controla o tráfego, monitora cada atividade na rede realizada e protege o software mantendo o sigilo de informações restritas.

A probabilidade de vazamento de informações é mais alta em casa do que no escritório tornando seu armazenamento vulnerável. A adoção do método home office tem seus riscos e os cliques em sites suspeitos pelos usuários têm sido comuns.

Com o firewall, você pode configurar quais sites podem ou não serem acessados por seus colaboradores contando com a ajuda de um analista de Cybersecurity para instalar e modificar os filtros de acesso.

Dessa forma seu sistema será uma fortaleza derrubando as tentativas de hackers em violar a segurança digital da companhia.

Solução de VPN

Esse tipo de aplicação transforma a estrutura de comunicação entre computadores de pública para privada. Sua integração tem comprometimento com a segurança e estabelece uma espécie de ‘’túnel’’ que interliga conexões distantes criptografando seu acesso reservado para evitar invasões externas. 

Solução em Nuvem com SD-Wan

Em diversos conteúdos, abordamos muito sobre o alto nível de segurança que uma solução em nuvem oferece em relação ao armazenamento externo e físico. 

Porém, se a hospedagem de dados guardadas no Data Center não possuir um serviço capaz de proteger contra acessos indevidos, algumas senhas de segurança não terão eficácia diante da astúcia dos hackers.

A tecnologia em nuvem de SD-Wan é completa com definições gerenciadas por um software que já inclui firewall e VPNs através da nuvem, ou seja, facilita o trabalho do setor de TI.

Possui gerenciamento, dinamiza o fluxo de direcionamento de links com mais velocidade desobstruindo os nós na rede através do MPLS, para manter mais qualidade na performance da sua rede corporativa.

Suas camadas de proteção ajudam a expandir as fronteiras do Data Center para filiais em localidades remotas sem alterar a estabilidade da comunicação de dados e ainda indicam o número de tentativas de ataques cibernéticos.

Considerações finais

Diante das informações oferecidas sobre proteção na sua rede corporativa, observar se as configurações estão corretas na instalação de um firewall ou qualquer aplicação e serviços na sua rede. 

Confie em um sistema que identifique as ameaças suspeitas e elimine ações invasivas, com políticas de proteção que garanta ter uma rede corporativa segura.

Não esqueça de pensar sempre nos benefícios e funcionalidades que determinado suporte oferece para a produtividade da sua rede de conexões, estando atento à alta performance e desempenho das ações do serviço oferecido

Jessica Tainan

Jessica Tainan

Redatora e criadora de conteúdo digital da Tellegroup.

Fale conosco:

0800 297 7000

Seja tellegroup e tenha soluções avançadas e inovadoras.