Saiba a diferença entre armazenamento (drive) e backup em nuvem

Backup em nuvem

É comum backup em nuvem com armazenamento no drive como uma forma de salvar arquivos das ameaças virtuais. Embora eles tenham características semelhantes, o procedimento é totalmente diferente.

Se alguma vez você já guardou documentos, exames ou fotos em pastas dentro de um armário vai compreender melhor como é o funcionamento do armazenamento (drive) e backup em nuvem.

Uma coisa é guardar todos os papéis em pastas separadas por categoria. Outra coisa é tirar xerox de todas essas informações contidas nos papéis e transferir para um armário de outro local.

É assim que funciona o armazenamento e o backup na nuvem. O armazenamento salva os arquivos no drive com opção de organização, já a ferramenta de backup realiza uma cópia de todos os dados para um outro local, seja na nuvem, em um HD ou Pen Drive.

Mas, será que ambos possuem uma recuperação no caso de perda de todas as informações? 

Além desses questionamentos, as diferenças que permeiam essas duas ferramentas ainda causam confusão na hora de proteger as informações. É sobre isso que vamos esclarecer de uma vez por todas aqui. Vamos lá!

O que é a nuvem?

Para compreender a diferença entre backup em nuvem e armazenamento no drive, precisamos abordar a peça fundamental desse tema: a Nuvem.

Aqui vai outro termo muito utilizado no universo cibernético que também traz algumas dúvidas.

Essa ferramenta virtual, apesar de trazer desconfiança para alguns, trouxe muitos benefícios para os responsáveis pela gestão de todas as informações que entram em um ambiente corporativo ou pessoal.

Basta apenas um clique de sincronização e mandar tudo para o espaço. Mas calma, não é no sentido literal da expressão.

É que a partir da sincronização, os arquivos existentes em diferentes dispositivos de um determinado usuário, vão para um sistema de armazenamento da nuvem. Isso só é possível a partir de uma conexão com a internet e um login de acesso autorizado.

Essa tecnologia pode ser acessada de forma remota. Além disso, é mais segura que os armazenamentos locais para proteger dados sensíveis de um ambiente empresarial.

Mas, vale lembrar que a nuvem não livra seu negócio de riscos e ameaças. O tempo todo investidas maliciosas estão de olho em uma possível brechinha para fazer aquela bagunça no sistema de redes.

Mesmo com o acesso restrito à nuvem, ataques de hackers podem infringir a segurança virtual, roubar ou apagar todas as informações contidas na nuvem em troca de recompensas financeiras.

É aí que vem o ponto A da nossa questão: como prevenir perigos de um acesso externo?

Vamos te contar logo abaixo. Dá só uma olhada.

Como o backup em nuvem atua?

O serviço de backup em nuvem é quem dará a prevenção necessária para recuperação de arquivos. Ele é a carta na manga que impede sua empresa de perder esse jogo virtual e traiçoeiro contra criminosos cibernéticos.

Lembra que lá no início falamos sobre tirar xerox de papéis e colocar em outro local?

Então, é exatamente o que o backup em nuvem faz. Só que de maneira virtual.

Ele faz uma cópia de segurança de todos os dados de um determinado local e transfere para um local diferente da sua origem. Dessa forma a recuperação fica garantida.

É uma forma de recuperação rápida caso haja necessidade para conter as vulnerabilidades que todo sistema, principalmente o corporativo, apresenta. Sejam erros técnicos, humanos ou ameaças virtuais.

Mas, como exatamente o backup em nuvem atua?

No contexto corporativo,o backup em nuvem funciona como um suporte para a empresa transferir e guardar todos os dados de maneira remota e segura. 

A utilização do tipo de backup em nuvem na empresa vai depender da política de segurança que será utilizada para armazenamento de dados ou no plano de recuperação para minimizar impactos gerados por possíveis problemas que afetem as informações.

Quais os tipos de backup para empresa?

A execução de qualquer escolha de backup vai de acordo com a necessidade das empresas naquele momento. 

Pode ser diária, caso seu negócio tenha a exigência de copiar e salvar as transações do dia a dia.

No caso de semanal, é importante ter uma opção de cópia completa. 

Já pensou em salvar só as informações da semana e perder os arquivos que foram alterados antes daquele backup? Isso coloca seu negócio em alerta vermelho.

Também pode ser mensal. O importante é estabelecer metas, diretrizes e determinar o que é importante copiar ou não.

Além do backup em nuvem, existem outros tipos de backup que são muito utilizados em ambientes corporativos:

Backup Full ou Completo

Esse tipo de backup realiza uma cópia de todas as informações existentes no seu HD de memória até o presente momento. Por isso seu tempo de execução é superior aos demais.

Ele dará maior segurança de recuperação, mas ele não é indicado para uso diário em uma empresa com grande volume de dados. Se não tiver uma boa gestão de rotina de backup, a opção full poderá comprometer o local de armazenamento.

Backup Incremental 

Não é possível realizar um backup incremental, sem antes fazer um backup completo. é que nessa opção de backup, precisa ter um ponto de referência para dar início ao processo de cópia dos arquivos.

A partir desse ponto inicial, todos os dias ele estará fazendo uma cópia dos arquivos recentes e que sofrerão alteração sem precisar fazer a duplicação no dia posterior.

O backup incremental gera menos tempo e volume em relação aos demais.

Backup Diferencial

O diferencial é semelhante ao funcionamento do backup incremental no início da execução. O que difere será a duplicação dos arquivos gradativamente ao longo da semana.

Ou seja, o que foi copiado na segunda-feira estará presente no backup da terça-feira e dos dias seguintes. Talvez ele seja útil para alguns segmentos comerciais, para outros será desnecessário.

O que os outros backups têm em comum como backup em nuvem?

Tanto o backup em nuvem quanto os demais, a função é proteger e dar continuidade aos negócios a partir do armazenamento ou recuperação das cópias de segurança.

Eles possuem uma rotina de execução que pode ser armazenada na nuvem ou em um HD externo, contando que seja diferente do local de cópia de origem.

No Backup em nuvem é possível ter uma rotina de backup incremental, com fragmentos dos arquivos novos e alterados após um backup completo, por exemplo.

Como também um backup completo ou diferencial, desde que haja armazenamento suficiente para suportar o armazenamento.

Para que serve o armazenamento (drive)?

O ponto B desse tema é confundido com a prática de salvar.

A tecnologia do armazenamento no drive chegou e veio para ficar. A facilidade do compartilhamento entre diferentes locais, é sua principal vantagem. 

Com as ferramentas de armazenamento disponíveis pelo drive, os colaboradores com acesso à nuvem privada podem anexar novas informações, realizar alterações de arquivos, comentar e editar simultaneamente.

Isso otimiza todo o tempo de uma equipe corporativa de forma organizada e rápida, sem precisar enviar e-mails no caso do trabalho home office ou se deslocar até a sala do colaborador para solicitar alguma demanda.

Uma vez compartilhado o arquivo através do drive, todos os usuários autorizados podem acessar.

Outra vantagem útil para o bom funcionamento das aplicações empresariais, é que o drive alivia o espaço de armazenamento do dispositivo, seja ele um notebook, celular ou semelhantes. Ao invés de sobrecarregar seu computador de dados, a nuvem acaba sendo um suporte nessa ação.

Apesar de ser um bom recurso na empresa, o armazenamento em nuvem não cria rotinas de execução como o backup em nuvem.

O que põe em risco todas as informações que estão arquivadas ali em risco caso haja um acesso externo não autorizado.

É melhor em funcionalidades do dia a dia, mas não é uma ferramenta adequada para livrar seu negócio de sofisticados ataques virtuais. Cada informação que entra na empresa é valiosa, se cair nas mãos erradas pode colocar tudo a perder.

O que nos leva ao próximo tópico sobre o nível de proteção que o armazenamento no drive e o backup em nuvem oferecem à empresa.

Armazenamento (drive) ou Backup em Nuvem, qual o mais seguro?

Agora que esclarecemos melhor o conceito e função das ferramentas apresentadas neste conteúdo, você já pode ter uma ideia de qual pode te dar maior suporte em segurança digital.

Como mencionamos no tópico anterior, o armazenamento (drive) em nuvem agiliza as operações de guardar alguma informação que chegou recentemente ali no seu celular. Mas, caso seu dispositivo seja roubado, não é difícil descobrir a chave para a entrada dos seus documentos anexados na nuvem.

Na medida em que as soluções de proteção virtual evoluem, os métodos de sequestros virtuais se tornam cada vez mais complexos e agressivos.

E por isso, você deve estar atento ao que pode vir a ser uma ameaça para o seu negócio. As próprias ferramentas de função administrativa, como o armazenamento no drive, pode se tornar uma porta de entrada para perigos virtuais.

É importante estabelecer uma divisão entre o que vai para o armazenamento no drive e o que é importante para ser executado pelo backup em nuvem.

Pois é o backup que te dará a recuperação segura de todos os dados no caso de perda ou sequestro.

Conclusão

Podemos concluir afirmando que os novos formatos de trabalho como a nuvem, transformou o mercado e modificou as tarefas corporativas para melhor. Mais do que isso, ela trouxe possibilidades que há alguns não eram cogitadas como trabalhar home office.

Por isso, o armazenamento em nuvem é uma estratégia prática para dar continuidade ao trabalho de forma otimizada. 

É importante ter facilidade na hora de trabalhar, mas vale o alerta na hora de proteger o que está no armazenamento em nuvem.

Executar uma política organizada de backup não só garante uma maior proteção para o armazenamento no drive, como para outras vulnerabilidades e perigos que permeiam o ambiente digital da empresa. Mais do que isso, avaliar o nível de valor de cada informação, vai determinar a melhor forma de estabelecer o backup.

Com essas informações apresentadas neste artigo, queremos que você trace o melhor caminho para melhorar seu negócio e saber utilizar de forma consciente cada ferramenta disponível para gerenciar a coletividade das aplicações. Tanto o armazenamento (drive) quanto o backup em nuvem oferecem benefícios na transformação digital.

Afinal de contas, tecnologia e proteção digital andam lado a lado.

Te ajudamos com essas informações? Nos siga nas redes sociais e se mantenha atualizado sobre essas e outras soluções de segurança de dados.

Jessica Tainan

Jessica Tainan

Redatora e criadora de conteúdo digital da Tellegroup.

Tellegroup ® Todos os direitos reservados.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?