É bastante comum que dentro do mundo dos negócios sejam feitas ligações a todo tempo para fecharem negócios, ter reuniões com cliente e diversas outras práticas que permitem essa interação entre empresa e os clientes. É nesse contexto que surge a ideia da utilização de um PABX, Private Automatic Branch Exchange, que nada mais é do que uma central telefônica que permite a utilização de diversos ramais como forma de comunicação interna dentro da empresa.

Apesar disso, essa tecnologia de comunicação telefônica possui algumas limitações e por isso surge o PABX IP, que significa a mesma coisa mas dentro de um protocolo de rede.

Desse modo, existe uma série de vantagens e benefícios na utilização dessa tecnologia em relação a utilização do modelo telefônico. Confira abaixo alguns dos principais benefícios que ele oferece.

Levar a comunicação para um protocolo de rede acaba criando uma série de funcionalidades e vantagens que o modo analógico não oferece, além disso essa ferramenta pode ser instalada diretamente nos data centers da empresa.

1. Reduzir os custos da sua empresa com telefonia 

O primeiro benefício mais notável é a questão financeira. O sistema baseado em um protocolo de rede possui maior acessibilidade tanto para pequenas empresas quanto para empresas de médio e grande porte. O ponto é prontamente reduzir os custos das empresas que querem migrar para um sistema mais estável e tecnológico. 

O esse sistema é mais acessível já que não necessita a compra, manutenção e substituição de aparelhos telefônicos, uma vez que eles funcionam inteiramente através de softwares virtuais. Portanto, ao final do mês a fatura vem de modo unificado, incluindo o sistema de telefonia em nuvem e todos os aplicativos e recursos fundamentais para o seu funcionamento.

2. Investir em um sistema que empodera grandes negócios 

Atualmente, as grandes empresas utilizam esse sistema de comunicação, o que faz com que os negócios sejam realmente empoderados, justamente pela robustez e confiabilidade que esse sistema traz. Além disso, é importante ressaltar que grande parte das grandes empresas já utilizam ao menos o modelo PABX com os ramais físicos de telefonia. Portanto, implementá-lo em grandes empresas só tende a melhorar o serviço e diminuir os custos.

Você pode criar mecanismos de alteração constante de senhas, exigir senhas com letras, símbolos e numeração, não permitir a repetição de senha entre diferentes sistemas, entre outras medidas. Apesar da complicação, lembre-se de que as senhas são a chave para tudo o que está guardado na sua empresa.  

3. Obter um novo sistema telefônico em alguns minutos

Outro ponto positivo que traz uma vantagem enorme sobre o modelo de telefonia interna tradicional é que o PABX IP oferece uma facilidade enorme na instalação do sistema PABX. Por não precisar da instalação de aparelhos físicos, é possível realizar a instalação desse novo sistema de modo bem discreto em apenas alguns minutos, sem precisar interferir na rotina de trabalho dos colaboradores. 

4. Fazer chamadas simultâneas com PABX IP

Uma característica que também fala a favor do sistema baseado no protocolo de rede, é justamente a possibilidade de realizar chamadas simultâneas com a mesma origem, o que no modelo de PABX convencional é impossível. Então, o PABX IP possibilita com um mesmo número de telefone receber e realizar diversas chamadas ao mesmo tempo, acabando com a necessidade de uma fila de espera ou a contratação de múltiplas linhas telefônicas.

5. Desligar-se dos cabos com PABX IP

Com toda a certeza você já deve ter visto como funciona o sistema de PABX tradicional, obviamente que para instalar aparelhos telefônicos a quantidade de cabos necessários é esperado que a quantidade de cabos aparentes seja enorme. Além de ser esteticamente caótico, a chance de algum daqueles fios serem danificados e precisarem de reparação é muito grande. Portanto, quando você opta por um sistema que funciona sobre a base de dados da empresa você se livra de grande parte dos cabos e mantém exclusivamente aqueles cabos que já seriam utilizados para o acesso a internet nos computadores da empresa e também através da conectividade Wifi que não necessita cabos.

6. Fazer gravações de chamadas e gerar relatórios automatizados

Além das diversas funcionalidades já apresentadas, os sistemas PABX IP possibilitam a realização de gravação das chamadas, para uma possível consulta posterior, e realizam relatórios automatizados com o intuito de fazer com que a empresa conheça quem está ligando, o motivo e principalmente a recorrência. O relatório gerado de maneira automatizada pode constar a data, hora e também a identificação de quem realizou a ligação.

Essa funcionalidade vai auxiliar e muito na melhora do seu sistema de atendimento, e principalmente na eficiência da comunicação, uma vez que com relatórios automatizados e gravações realizadas, fica muito mais prática desenvolver estratégias focando o desenvolvimento do sistema na empresa. Como já foi citado, os sistemas PABX IP tem a capacidade de gravar todas as ligações que são realizadas neles ou para eles.

Através de um navegador de internet ou o aplicativo de PABX IP vinculado ao seu provedor, fica bem mais fácil de realizar backups das ligações para que elas possam auxiliar nas estratégias de melhoria, como já citado, mas também nas questões de capacitações dos colaboradores e treinamentos. Outro ponto positivo é que essas gravações também permitem compreender o comportamento e as principais necessidades dos seus clientes e consumidores.

7. Utilizar os recursos adicionais do PABX para melhorar a sua comunicação com clientes

Por último, é importante ressaltar a ideia já apresentada que a implementação dos sistemas de PABX IP tem diversas vantagens em relação a utilização de telefonia tradicional. A principal vantagem é justamente a quantidade de funcionalidades que esses sistemas possuem e que não representarão nenhum tipo de custo adicional a sua empresa.

Além das vantagens que já foram apresentadas, existe ainda também uma funcionalidade que permite a possibilidade de conectar o PABX diretamente com outros softwares ou sistemas, como os ERPs e CRMs, por exemplo. Essa integração entre softwares e plataformas permite a potencialização da ação de cada uma individualmente e coletivamente, trazendo ainda mais facilidades para a empresa.

Como você pode ver, os sistemas de telefonia PABX IP são mais eficientes, robustos e econômicos. Portanto, são vantajosos para todos os tipos de negócios que veem na telefonia uma maneira de acelerar as suas atividades. Desse modo, faço o convite para que você conheça a Tellegroup, nascida em 2014 a empresa atua focada na resolução de problemas de segurança digital e também relacionada a plataformas de PABX. Para saber mais acesse o site.

QUERO MELHORAR A COMUNICAÇÃO DA MINHA EMPRESA

Conte conosco! 

Tellegroup ® Todos os direitos reservados.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?