O que é o serviço de Firewall?

Na busca de opções para proteger a rede de dados das empresas, o serviço de Firewall é um dos mais procurados. Esse sistema de segurança inibe a invasão de hackers e perda de dados confidenciais.

Uma boa rede de Firewall ainda oferece vários benefícios para empresas dos mais diferentes perfis. Vamos conferir seguir cinco bons motivos para contratar esse tipo de serviço, mas antes, precisamos esclarecer algumas questões sobre ele.  

O que é o serviço de Firewall?

O serviço de firewall  para empresa é uma das principais medidas adotadas para garantir o armazenamento e segurança cibernética nas organizações. Ele atua como uma barreira entre os servidores privados e a internet. 

Esse recurso de armazenamento possui protocolos para o devido funcionamento das suas aplicações. Além disso, protege a  rede de dados  da empresa de diversos riscos, como: 

  • Acessos indesejados de pessoas não autorizadas; 
  • Ataques de hackers
  • Infiltração no banco de dados; 
  • Roubo de informações confidenciais.  

Como o Firewall mantém a rede segura?

Ele é um sistema de segurança utilizado para proteger a rede de dados  dos acessos não autorizados. Também impede que os usuários indesejados se infiltrem no banco de dados e roubem informações sigilosas. 

Como o nome indica, a “barreira de fogo” cria um muro de defesa que bloqueia o tráfego de dados indesejados e libera o acesso apenas para aqueles usuários autorizados. Além disso, com o  Firewall, as informações de entrada e saída passam por ele. 

Assim, é possível examinar cada dado e isolar ou bloquear as informações que não atendem aos critérios de segurança predeterminados. Por isso, é um recurso amplamente utilizado em empresas. 

O que acontece caso a empresa não tenha o Firewall

Não contar com esse serviço para a sua rede de dados pode provocar uma série de problemas. As informações da empresa, por exemplo, ficam vulneráveis ao ataque de hackers o que pode causar um grande estrago. 

Além dos dados, os equipamentos da empresa também ficam em perigo quando você não tem a proteção de um serviço de Firewall. Isso porque ciberataques podem comprometer hardwares e exigir a substituição de equipamentos. 

Por fim, a inexistência de um bom  Firewall  gera um impacto significativo na saúde financeira da empresa. Afinal, é provável que você tenha gastos que podem ser evitados como: 

  • Manutenção de  hardware 
  • Aquisição de equipamentos 
  • Contratação de um profissional generalista.

A importância no desempenho da empresa

O serviço de  Firewall  é um dos principais mecanismos de proteção na área de tecnologia da informação de uma empresa. No entanto, esse não é o único motivo que leva as corporações a adotarem essa medida. Confira abaixo os  cinco motivos mais comuns

  1. Alta disponibilidade 

O serviço de Firewall garante que todos os serviços e aplicações da  telefonia empresarial  funcionem perfeitamente. Assim, com o aumento da disponibilidade dos recursos, as atividades da empresa podem continuar de maneira ininterrupta e sem prejudicar a produtividade. 

  1. Segurança mais eficiente 

O serviço de Firewall inclui a utilização de recursos e equipamentos de última geração. Eles facilitam o gerenciamento de acessos e evitam problemas de produtividade provocados por falhas na liberação de uso da  rede de dados  para usuários que não estão autorizados. 

  1. Suporte e monitoramento ininterruptos 

Ao contratar um serviço de  Firewall  para a  telefonia empresarial, você pode contar com suporte e monitoramento dedicados. Assim, não é preciso parar as atividades da empresa enquanto espera o atendimento, com a tranquilidade e confiança de que os problemas serão resolvidos com eficiência. 

  1. Atualização automáticas 

A contratação de um bom serviço de  Firewall  também deve contar com atualizações automáticas dos  softwares. Dessa maneira, os sistemas de segurança estarão sempre prontos em caso de novos ataques à  rede de dados

  1. Equipe especializada 

O suporte de uma equipe especializada em segurança é outro motivo para contratar um serviço de  Firewall. Esses profissionais conseguem identificar o problema e resolvê-lo de maneira eficiente. Enquanto isso, a equipe de TI consegue direcionar seus esforços para outras atividades estratégicas. 

Entendeu os motivos pelos quais o serviço de Firewall  é importantíssimo e necessário? 

Entre em  contato conosco  para contratar esse serviço para a sua empresa. Vamos ajudar a garantir a segurança de todos os seus dados! 

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?