A segurança digital é um segmento bastante presente no meio da tecnologia de informação. Isso porque, parte dessa proteção a boa segurança dos dados para bom funcionamento das empresas.

Diariamente acessamos diversas informações como documentos, softwares, sites, arquivos, redes sociais e entre outros. 

Para a defesa contra ataques existem diferentes soluções em  cibersegurança. Porém, antes de começarmos falando sobre esse tema tão importante, recomendamos baixar o nosso infográfico  Guia simplificado de segurança para empresas  para ter sempre em mãos o que iremos trazer aqui.  

Agora, vamos conferir o que é cibersegurança e como utilizar as técnicas para proteger seu negócio de ataques e fraudes virtuais.  

O que é  cibersegurança? 

É a proteção de tudo ligado à conexão e sistemas: Hardwares (equipamentos), softwares (sistemas e programas) e redes de internet, móveis ou fixas.  Essa defesa inibe o roubo de senhas, acesso aos servidores da empresa, fraude em transações financeiras e acesso/divulgação de dados confidenciais. 

Apesar de o conceito estar ligado  à segurança da informação, não se trata totalmente disso. A cibersegurança faz parte da segurança da informação, que envolve todos os processos de proteção de dados, equipamentos e documentos da empresa. Além dos protocolos de cibersegurança, podem estar descritas normas para transportar equipamentos, enviar dados, processos de criação e troca de senhas, etc. 

Técnicas de  Cibersegurança 

Entendido o que é  cibersegurança e a importância para sua empresa, vamos conferir algumas dicas para proteger seu negócio de ataques e vazamento de dados. 

Mantenha os Sistemas Atualizados

Com a atualização constante de softwares, você tem os recursos mais preparados para proteger as máquinas e arquivos contra os ataques virtuais. A falta de atualização deixa seus computadores mais suscetíveis à vírus e até espionagem corporativa.

Use senhas fortes

Boa parte dos ataques cibernéticos acontecem por causa da fragilidade das senhas. No fim de 2019, por exemplo, houve um alerta do governo da Austrália para proteção contra o Malware Emutet, um cavalo de troia que pode roubar dados e infectar o sistema com outros vírus. Esse malware específico se beneficia das senhas que não são complexas o suficiente. 

Você pode criar mecanismos de alteração constante de senhas, exigir senhas com letras, símbolos e numeração, não permitir a repetição de senha entre diferentes sistemas, entre outras medidas. Apesar da complicação, lembre-se de que as senhas são a chave para tudo o que está guardado na sua empresa.  

Mantenha a rede de internet segura 

Agora, com o home office, ficou ainda mais difícil proteger as informações que trafegam pela internet entre os funcionários. Mas o cuidado com a segurança da rede é fundamental porque a transferência de dados pode ser interceptada e documentos/procedimentos confidenciais, além de dados dos seus clientes, correm o risco de vazamentos. 

Oriente a equipe quanto à senha forte e não disponibilizar com muitas pessoas, para proteção particular e da empresa. Também alerte quanto ao uso de equipamentos da empresa em redes públicas, que tornam as informações ainda mais vulneráveis. 

Conclusão 

A tecnologia trouxe muitas vantagens e facilidades para as organizações, mas também oferece seus desafios. Documentos e dados corporativos ficaram mais fáceis de serem obtidos ilegalmente, e é preciso ter uma forte segurança para computadores e redes de internet

Felizmente, seguindo alguns passos como a atualização constante dos sistemas, proteção da rede e senhas fortes, o risco é diminuído. O trabalho para implantar as medidas de cibersegurança é grande, mas vale a pena o esforço para a proteção e confiabilidade da sua organização.  A  Tellegroup  está aqui para ajudar na defesa contra os  ciberataques.  

QUERO PROTEGER DADOS DA MINHA EMPRESA

Conte conosco! 

Tellegroup ® Todos os direitos reservados.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?